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Clarinete SIB 17 Chaves C/ Estojo – Shelter

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O Clarinete Shelter SFT6402E possui afinação em Bb (Si Bemol), 17 chaves niqueladas, 6 anéis, corpo em ABS, acompanha estojo e boquilha. Este instrumento foi concebido com qualidade e precisão que facilitam a colocação das notas, tornando mais simples o ato de tocar. Uma ótima escolha para quem busca um timbre bastante rico, brilhante e encorpado.

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Informações do produto

Clarinete SIB 17 Chaves C/ Estojo – Shelter

 

Clarinete Shelter Sib 17 Chaves c/ Estojo e Boquilha SFT6402E.

Especificações:

– Afinação: Bb (Si Bemol)
– Chaves: 17 niqueladas
– Anéis: 6 anéis
– Corpo: ABS
– Sistema: Boehm
– Acessórios: Boquilha e case (Estojo)
– Peso: 2,8kg
– Dimensões com case (L x P x A): 11cm x 25,5cm x 13cm

O Clarinete Shelter SFT6402E possui afinação em Bb (Si Bemol), 17 chaves niqueladas, 6 anéis, corpo em ABS, acompanha estojo e boquilha. Este instrumento foi concebido com qualidade e precisão que facilitam a colocação das notas, tornando mais simples o ato de tocar. Uma ótima escolha para quem busca um timbre bastante rico, brilhante e encorpado.

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Ficha técnica

Código 1201283537
Código de barras 7899153071394
Model SFT6402E
Origin ESTRANGEIRA_ADQUIRIDA_NO_MERCADO_INTERNO
Warranty time 3
Prazo xd 0

Descrição do produto

O Clarinete Shelter SFT6402E possui afinação em Bb (Si Bemol), 17 chaves niqueladas, 6 anéis, corpo em ABS, acompanha estojo e boquilha.

História

O clarinete descende do chalumeau, instrumento bastante popular na França pelo menos desde a Idade Média. Em 1690, Johann Christoph Denner, charamelista ,alemão, acrescentou à sua charamela uma chave para o polegar da mão esquerda, para que assim pudesse tocar numa abertura, o que lhe trouxe mais possibilidades sonoras. Surgiu, assim, o clarinete contemporâneo. Introduzido nas orquestras em 1750, foi um dos últimos instrumentos de sopro incorporados à formação orquestral moderna.O Clarinete é usado até hoje nas maiores orquestras do mundo.

Tipos de clarinete

A família do clarinete é composta por vários instrumentos:

  • Clarinete Sopranino em Lá – uma sexta mais aguda que o Clarinete Soprano, conhecido também por Sextino ou Requinta em Lá♭.
  • Clarinete Sopranino em Mi♭ – uma quarta mais aguda que o Clarinete Soprano, conhecido como Requinta ou Quartino;
  • Clarinete Sopranino em Ré – uma quinta mais aguda que o Clarinete Soprano, conhecido como Requinta. Esta requinta é antiga e incomum nos dias de hoje;
  • Clarinete Soprano – o mais comum – geralmente afinado em Dó, Si♭ ou Lá, escrito em muitas partituras como Clarino;
  • Clarinete Alto em Mi♭ – uma oitava abaixo da Requinta;
  • Clarinete Alto em Fá – Conhecido por Cor de basset ou Corno di Basseto;
  • Clarinete Baixo em Si♭ – uma oitava mais grave que o Clarinete Soprano;
  • Clarinete Contra Alto em Mi♭ – uma oitava mais grave que o Clarinete Alto;
  • Clarinete Contra Baixo em Si♭ – uma oitava mais grave que o Clarinete Baixo;
  • Clarinete Octo contra Baixo em Si♭ – três oitavas mais graves que o clarinete soprano.

Composição do Clarinete

O clarinete tem cinco partes, que são: a boquilha, o barrilete, o corpo superior, o corpo inferior e a campânula.

Boquilha: é a zona do clarinete onde se sopra.

Barrilete: É usado para a afinação. Quando o clarinete está “alto”, puxa-se o barrilete para cima, mas caso contrário, põe-se o barrilete para baixo. Há barriletes de vários tamanhos, barriletes ajustáveis, e anéis de calço são vendidos para correção de afinação.

Corpo superior e inferior: nestas partes estão localizados os buracos e as chaves. O som fica diferente à medida que se mudam os dedos de posição, fazendo com que o ar saia por buracos diferentes.

Campânula: A campânula é o “amplificador” do clarinete.

Palheta: O som é produzido devido à passagem do ar, provocada pelo sopro do clarinetista, que faz vibrar a palheta. Os clarinetistas atualmente compram suas próprias palhetas e fazem os ajustes necessários artesanalmente a fim de corrigir as imperfeições destas, para adequá-las à sua própria anatomia e necessidade de som. A palheta é fixada na boquilha por meio da braçadeira, que funciona como um prendedor, e permite o ajuste da pressão da palheta contra a boquilha. Via de regra, a palheta não pode estar demasiadamente frouxa e nem excessivamente apertada.

Particularidades

Oboé

O clarinete possui semelhanças com o oboé, mas difere deste no que diz respeito à sua forma (o oboé é cônico, e o clarinete é cilíndrico); no timbre (o oboé é rascante, anasalado e penetrante, enquanto o clarinete é mais aveludado que penetrante, menos rascante e mais encorpado); e na extensão de notas (o oboé possui a menor extensão de notas dentre os sopros, enquanto o clarinete, a maior). Essas diferenças se dão principalmente pela forma cilíndrica do clarinete e do uso de apenas uma palheta, enquanto que no oboé, no fagote e no corne inglês (também membros das madeiras) se utiliza uma palheta dupla.

Embora o processo descrito acima, sobre o uso da palheta nos clarinetes, também seja usado no saxofone, não podemos confundi-lo. O saxofone nasceu do clarinete e, por isso, apresenta mecanismos semelhantes, mas a embocadura do clarinete é muito mais tensa e trabalhosa do que a embocadura exigida no saxofone. E isso é muito nítido ao comparar a execução de um saxofone e de um clarinete. Inclusive, muitos músicos que querem aprender a tocar saxofone, também optam por aprender primeiramente, ou paralelamente, o clarinete.

Clarinete, um instrumento transpositor

O clarinete pertence a um grupo de instrumentos chamados transpositores, o que, em poucas palavras, pode ser resumido da seguinte forma: A nota escrita (na partitura) é diferente da nota verdadeira. Isso por causa da afinação própria do instrumento. Sendo assim, é necessário que haja uma transposição de notas para que o clarinete soe no tom real da música. Isso trouxe facilidade aos músicos, pois, o clarinete possui uma extensão de notas muito grande. Os clarinetes mais comuns são os instrumentos em Si bemol e em Lá. O instrumento em Dó, raramente usado hoje, era muito utilizado na orquestra clássica e pré-romântica (Mozart e Beethoven) e nas sinfonias de Gustav Mahler. Há, também, os clarinetes mais agudos, também conhecidos como requinta em Mi bemol, raramente encontrados em Ré (Richard Strauss e Stravinsky), e os clarinetes mais graves, como os clarinetes alto em Mi bemol, o clarinete baixo em Si bemol e o clarinete contrabaixo em Si bemol. Aparentado com o clarinete, e é o cor de basset, afinado em Fá. Enquanto as bandas militares dão preferência ao clarinete alto, as orquestras sinfónicas dão preferência ao cor de basset.

 

 

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